O Escort XR3 Fórmula, lançado em 1991, trouxe um conceito tecnológico inovador, permitindo recalibrar a suspensão do carro com o toque de um botão no painel. Este modelo, apresentado por Reginaldo de Campinas, é um raro exemplar do XR3 Fórmula 1991 ainda 0km, com motor 1.8 AP, na cor vermelha e movido a etanol.
Com uma proposta arrojada de suspensão ajustável a bordo, o Escort XR3 Fórmula combinava conforto e desempenho, proporcionando uma experiência única de direção. O carro era equipado com um motor 1.8 de 4 cilindros em linha, que entregava 99 cavalos de potência a 5750 rotações por minuto e um torque de 14,5 kgfm a 3750 rpm. Com esses números, o XR3 Fórmula atingia uma velocidade máxima de 174 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos.
Além do desempenho, o modelo oferecia conforto e praticidade, com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção hidráulica e rodas de liga leve, entre outros itens de série. Com um tanque de combustível de 55 litros, o XR3 Fórmula tinha um consumo médio de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, e um porta-malas com capacidade de 314 litros.
Preservando todos os acessórios e a originalidade de fábrica, o exemplar descoberto por Reginaldo é uma verdadeira cápsula do tempo que encanta colecionadores e entusiastas do mundo automotivo. Com suas medidas de 4114 mm de comprimento, 1640 mm de largura, 1358 mm de altura e um entre-eixos de 2451 mm, o XR3 Fórmula pesa 1045 kg e conta com pneus 185/60 R14 que garantem boa aderência e dirigibilidade.
O Escort XR3 Fórmula 1991 não é apenas um carro, mas uma relíquia nostálgica que representa uma era de inovação e ousadia no setor automotivo. Este exemplar, mantido em estado impecável, é uma joia rara que continua a inspirar e fascinar apaixonados por carros clássicos, sendo um testemunho do passado e do potencial do mundo automotivo para as futuras gerações.
Apresentado em 1991 como um novo conceito tecnológico do já consagrado XR3, o Escort XR3 Fórmula era um carro com muitos atributos. Ele trazia um conceito em que a eletrônica permitia recalibrar a suspensão do carro com o simples toque de um botão no painel. A suspensão poderia ficar mais firme para desempenho mais preciso em altas velocidades ou simplesmente confortável para uso cotidiano.
Agora você já imaginou encontrar um tesouro automotivo desse porte ainda 0km nos dias atuais, praticamente 33 anos depois? Um raro e magnífico exemplar do XR3 Fórmula 1991, com o tradicional motor 1.8 AP, na cor vermelha, com câmbio mecânico e movido a etanol, foi apresentado há pouco tempo por Reginaldo de Campinas, principal caçador de raridades automotivas do Brasil.
Um Conceito Inovador
O XR3 tinha uma proposta interessante e inusitada para a época. Nada, até então, havia sido tão arrojado em conceito de suspensão, com exceção de carros de altíssimo gabarito e preço que começaram a chegar com a reabertura das importações um ano antes.
Entretanto, a fabricante do oval azul estava tentando popularizar um sistema de suspensão que poderia ser regulado a bordo, algo realmente inovador para o início dos anos 90.
Desempenho e Conforto
O Escort XR3 Fórmula, como batizaram o modelo, mostrava uma boa dinâmica, unindo de maneira competente o conforto do dia a dia com a segurança nas altas velocidades. A pista de testes demonstrava exatamente isso, proporcionando uma experiência de direção que misturava performance e comodidade de forma única.
Uma Cápsula do Tempo
Esse exemplar descoberto por Reginaldo é uma verdadeira cápsula do tempo que ainda preserva todos os acessórios e a originalidade de fábrica. Dessa forma, encontrar um carro dessa magnitude, especialmente em estado de novo, é uma verdadeira raridade que encanta colecionadores e entusiastas do mundo automotivo.
Especificações
O Escort XR3 Fórmula 1991 é um ícone entre os carros esportivos brasileiros dos anos 90. Equipado com um motor 1.8 de 4 cilindros em linha e injeção eletrônica multiponto, ele entrega uma potência de 99 cavalos a 5750 rotações por minuto e um torque de 14,5 kgfm a 3750 rpm. Assim, esses números permitem que o XR3 Fórmula atinja uma velocidade máxima de 174 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos, demonstrando sua capacidade de desempenho.
A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira, proporcionando uma condução ágil e precisa. Os freios são eficientes, com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira. Medindo 4114 mm de comprimento, 1640 mm de largura, 1358 mm de altura e com um entre-eixos de 2451 mm, ele pesa 1045 kg. Porém, os pneus 185/60 R14 complementam o conjunto, assegurando boa aderência e dirigibilidade.
A capacidade do tanque de combustível é de 55 litros, com consumo médio de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Ademais, o porta-malas oferece 314 litros de espaço, suficiente para as necessidades do dia a dia.
Entre os equipamentos de série, destacam-se o ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Ele também tem direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de liga leve e faróis de neblina. Esses itens não apenas aumentam o conforto e a praticidade, mas também contribuem para a segurança e o prazer ao dirigir.
Conclusão
O Escort XR3 Fórmula 1991 é mais do que um simples carro; é uma relíquia nostálgica que nos transporta para uma era de inovações e ousadia no setor automotivo. Este exemplar, apresentado por Reginaldo de Campinas, não é apenas um veículo, mas um pedaço de história que continua a fascinar e inspirar gerações. Além disso, a preservação de sua originalidade e seu estado impecável fazem deste XR3 uma verdadeira joia rara, um testemunho do que o mundo automotivo já foi e do que pode continuar a ser para os apaixonados por carros clássicos.