O Chevrolet Monza foi lançado no Brasil em março de 1982 e rapidamente se tornou um dos carros mais queridos e icônicos das décadas de 80 e 90. Com um design elegante, desempenho confiável e conforto, o Monza conquistou os brasileiros e construiu uma reputação impecável ao longo dos anos.
Recentemente, um exemplar do Chevrolet Monza SL/E 1.8 de 1986 em estado quase original foi apresentado pelo caçador de relíquias automotivas Julio Raridades. O veículo, com 35 anos de único dono, mantém sua pintura original, interior na cor Tabaco e até o estepe de fábrica nunca foi utilizado. O carro também conta com um rádio Bosch San Francisco de época, um verdadeiro tesouro para os entusiastas e colecionadores.
Em termos de especificações, o Monza de 1986 possui um motor de 4 cilindros em linha GM Família II, com potência máxima de 95 cv a 5600 rpm. Com transmissão manual de 5 marchas e tração dianteira, o carro alcança uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e velocidade máxima de 157 km/h. As dimensões do veículo, como altura, comprimento, largura e distância entre-eixos, garantem um peso total de 1075 kg e capacidade do porta-malas de 510 litros.
A preservação deste Chevrolet Monza 1986 em estado original é uma celebração da história automotiva, trazendo consigo uma nostalgia palpável. A integridade do carro e a presença de peças originais evidenciam seu valor histórico e sentimental, inspirando futuras gerações de colecionadores e entusiastas.
Em conclusão, o Chevrolet Monza 1986 SL/E 1.8 não é apenas um carro antigo, mas sim uma peça valiosa da história automotiva brasileira. Sua preservação é um testemunho da dedicação de seu antigo proprietário e da importância de cuidar dos patrimônios automotivos. Exemplares como este continuam encantando os apaixonados por carros clássicos e lembrando a todos da alegria que esses veículos podem proporcionar.
Lançado no Brasil em março de 1982, o Chevrolet Monza rapidamente se tornou um dos carros mais queridos e icônicos dos anos 80 e 90. Sua combinação de design elegante, desempenho confiável e conforto fez dele uma escolha popular entre os brasileiros. Entretanto, ao longo das décadas, o Monza construiu uma reputação impecável e continua a ser adorado até os dias atuais.
Uma Raridade Preservada
Recentemente, o caçador de relíquias automotivas, Julio Raridades, apresentou a seus seguidores um magnífico exemplar do Chevrolet Monza SL/E 1.8 1986 praticamente em estado original.
Este veículo é uma verdadeira cápsula do tempo, proporcionando um vislumbre autêntico de como era dirigir um dos carros mais populares de sua época. Sem dúvida, essa descoberta reforça a importância de preservar a história automotiva para as gerações futuras.
Detalhes Incríveis de Conservação
O Monza, na cor Dourado Minas Metálico, passou 35 dos seus 38 anos com um único dono. Incrivelmente bem preservado, o carro ainda mantém a pintura original de fábrica, um interior monocromático na cor Tabaco, e até mesmo o estepe de fábrica nunca foi usado.
Portanto, o veículo possui um rádio Bosch San Francisco de época com antena elétrica ainda em funcionamento, elementos que acrescentam ainda mais valor histórico e sentimental a este exemplar.
Um Tesouro para Colecionadores
A preservação deste Chevrolet Monza 1986 em estado quase original é uma raridade que merece ser celebrada. Veículos como este são testemunhos vivos da história automotiva e trazem consigo uma nostalgia palpável.
Para os entusiastas e colecionadores, encontrar um carro tão bem conservado é um verdadeiro tesouro. Porém, não há dúvidas de que hoje este Monza repousa na garagem de um colecionador muito feliz. Ademais, a presença de peças originais e o cuidado meticuloso evidenciam seu valor histórico indiscutível.
Especificações
O desempenho do Chevrolet Monza 1986 é interessante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e uma velocidade máxima de 157 km/h.
O motor possui características interessantes, como acionamento do comando por correia dentada e alimentação por carburador, com aspiração natural. Com uma cilindrada de 1796 cm³, este motor de 4 cilindros em linha, código GM Família II, conta com comando de válvulas único no cabeçote.
O curso do pistão é de 79,5 mm e o diâmetro do cilindro é de 84,8 mm, com disposição transversal e instalação dianteira. A relação peso/potência é de 11,3 kg/cv, enquanto a peso/torque é de 71,2 kg/kgfm. A potência específica é de 52,9 cv/litro, alcançando uma potência máxima de 95 cv a 5600 rpm. A transmissão é manual, com 5 marchas e tração dianteira, utilizando uma embreagem monodisco a seco.
Em termos de dimensões, o veículo tem 1358 mm de altura, 4366 mm de comprimento, 1668 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2574 mm. A bitola dianteira e traseira é de 1406 mm, com um vão livre do solo de 148 mm. O peso total é de 1075 kg, com uma carga útil de 460 kg. Dessa forma, o porta-malas tem capacidade para 510 litros e o tanque de combustível comporta 61 litros.
Os pneus são 185/70 R13 tanto na dianteira quanto na traseira, incluindo o estepe, com uma altura do flanco de 130 mm. Assim, em relação à autonomia, este veículo pode percorrer até 671 km em rodovias e 451 km em áreas urbanas, com um consumo de 11 km/l em rodovias e 7,4 km/l em áreas urbanas.
Conclusão
O Chevrolet Monza 1986 SL/E 1.8 é mais do que apenas um carro antigo; é uma peça valiosa da história automotiva brasileira. Sua preservação em estado original é um testemunho da dedicação de seu antigo proprietário e da importância de cuidar de nossos patrimônios automotivos. Exemplares como este nos lembram do encanto dos carros clássicos e da alegria que eles ainda podem proporcionar aos apaixonados por automóveis. Além disso, a integridade deste Monza é uma inspiração para futuras gerações de colecionadores e entusiastas.