O ano de 2024 será lembrado como um marco no setor automobilístico, especialmente para os fãs da Volkswagen.
Após 34 anos de história, a montadora alemã anunciou o fim da produção do motor VR6, uma joia da engenharia que deixou sua marca em modelos icônicos como Golf, Passat, Jetta e até no renascimento do Fusca.
Com 1,87 milhão de unidades produzidas, este motor revolucionário também encontrou seu lugar em veículos de outras marcas, como o Porsche Cayenne, a van Mercedes-Benz Vito e até trailers da Winnebago.
Desenvolvido em 1990, o motor VR6 foi inspirado em conceitos pioneiros da italiana Lancia, mas com uma abordagem única que uniu as vantagens de motores em linha e em V.
Seu nome deriva do “V”, que representa a disposição em V dos cilindros, e o “R”, de “Reihenmotor” (motor em linha, em alemão).
Essa arquitetura inovadora apresentou um ângulo de 15 graus entre as bancadas de cilindros, um design extremamente compacto que permitiu sua aplicação em veículos menores sem comprometer o desempenho.
Ao contrário de motores em V tradicionais, que possuem ângulos entre 45 e 90 graus, o VR6 conseguiu combinar os cilindros em um único bloco, economizando espaço e reduzindo custos de produção.
O motor VR6 pode ter chegado ao fim, mas sua história será contada por gerações.
E você, que vive essa transição entre o passado e o futuro, tem o privilégio de testemunhar um capítulo importante da indústria automobilística. Viva o VR6!