Descubra o Gurgel XEF: O Carro Totalmente Nacional!

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Se você é apaixonado pelo universo automotivo nacional, certamente já ouviu falar na Gurgel Veículos, a fábrica icônica que fez história com seus utilitários e carros urbanos. Criada pelo visionário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel lá em 1969, em Rio Claro, SP, a ideia era arrebentar e lançar o primeiro carro 100% brasileiro. Uma das pérolas menos conhecidas desse acervo é o XEF, um sedã compacto que chegou prometendo inovação, mas acabou virando uma verdadeira raridade no mundo dos carros.


A Visão de João Gurgel e o Lançamento do XEF

Créditos: Reprodução

O final de 1981 foi o palco do grande lançamento do Gurgel XEF no XIII Salão do Automóvel de São Paulo. Ele deu as caras oficialmente em 1983, com a ideia de ser o “carro urbano de luxo” do momento. Nas palavras de João, o XEF era pensado para executivos na faixa dos 40 anos ou como um segundo carro da família rica.

A intenção era fabricar cerca de 100 carros por mês, mas a recepção foi bem morna, e só umas centenas de unidades foram produzidas entre 1983 e 1986. Resultado: hoje em dia, o XEF é uma joia cobiçada por colecionadores!


Design Compacto e Atraente

Créditos: Reprodução

Com um design compacto e super descolado, o XEF era um sedã de duas portas e três volumes, que se destacava pela sua estética vibrante e medidas enxutas. Ele tinha 3,12 metros de comprimento, 1,72 metros de largura, e 1,3 metros de altura, pesando uns 800 kg.

A carroceria apresentava um estilo bem peculiar, com um para-brisa grandão que se repetia no vidro traseiro, garantindo uma visibilidade show de bola. Na frente, os faróis eram retangulares com piscas nas pontas, e uma grade falsa no centro, dando um charme especial. As rodas de liga leve, que lembravam os modelos da Mercedes-Benz, deixavam tudo ainda mais sofisticado.


Interior com Ideias Inovadoras

O interior do XEF era pensado para ser funcional e cheio de estilo. Um dos destaques era o banco da frente que acomodava três ocupantes, algo bem inusitado para a época. Mas a verdade é que o espaço interno era meio apertado, e a entrada no carro exigia uma habilidade quase circense. E, claro, o espaço para bagagens era limitado, reforçando o papel dele como carro urbano.

O painel, por sua vez, era moderno e completo, com velocímetro, conta-giros, vacuômetro e até um relógio analógico. Mas, sem um ar-condicionado, o conforto no calor escaldante do Brasil ficava complicado.

Entre os mimos, o XEF tinha vidros elétricos e bancos bem confortáveis, que traziam um toque de sofisticação ao modelo nacional. O volante esportivo de dois raios também contribuía para o design diferenciado.


Mecânica e Desempenho

Créditos: Reprodução

O XEF usava a mecânica da VW Brasília, com motor traseiro de quatro cilindros opostos (boxer) e 1.584 cm³. A versão a álcool entregava uma potência de 56 cavalos a 4.400 rpm, e fazia, em média, 12,5 km/l. O desempenho não era lá essas coisas: ele chegava de 0 a 100 km/h em 19,64 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 155 km/h.

A suspensão era independente, com barras de torção na frente e molas helicoidais atrás, garantindo uma dirigibilidade que cumpria o seu papel. Os freios eram a disco na frente e tambor atrás, enquanto os pneus Goodyear 175/70 SR 13 ajudavam a criar um conjunto bem equilibrado para a época.


Preço e Exclusividade do Gurgel XEF

Apesar de suas qualidades, o preço salgado foi um dos grandes obstáculos para o sucesso do XEF. Ele custava cerca de 10% a mais que o Volkswagen Passat GTS Pointer, um dos modelos mais cobiçados da época. Se fizermos as contas e ajustarmos para a inflação, o XEF chegaria a custar em torno de R$ 125.000,00 hoje em dia, um valor bem alto para um veículo compacto.


Estrutura Plasteel: Um Monobloco Inovador

Créditos: Reprodução

Uma das grandes sacadas do XEF era sua estrutura Plasteel, misturando aço e fibra de vidro para oferecer alta resistência à corrosão. A Gurgel garantia a carroceria por cinco anos ou 100.000 km, algo inédito na época.


Raridade e Legado do Gurgel XEF

Com a produção finalizada em 1986 e pouco mais de 100 unidades feitas, o XEF virou uma das relíquias mais raras do Brasil. Encontrar um modelo em boas condições hoje é um verdadeiro achado, e o preço entre colecionadores pode facilmente passar dos R$ 200.000,00, dependendo do estado de conservação.

A trajetória do XEF é um exemplo da ousadia e inovação que fizeram parte da Gurgel Veículos. Apesar das dificuldades e do fracasso comercial, ele se tornou um marco na história do automobilismo brasileiro, simbolizando o sonho de criar um carro genuinamente nosso.


Conclusão

Créditos: Reprodução

O Gurgel XEF é muito mais que um carro: é um símbolo da engenhosidade brasileira e da visão inovadora de João Gurgel. Com sua produção limitada, design único e mecânica robusta, ele se tornou um ícone raro e super valorizado atualmente. Se você curte veículos clássicos, conhecer o XEF é uma verdadeira viagem pela história automobilística do Brasil.

Assim, em pleno 2025, o legado do XEF nos lembra que a ousadia e a inovação podem quebrar barreiras e deixar marcas que resistem ao tempo. Cada veículo conta uma história, e o XEF, mesmo em sua raridade, escreveu um capítulo inesquecível na indústria nacional.

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