Após a devastação da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha enfrentava um período de reconstrução.
A indústria automotiva, assim como outros setores, buscava formas de se reerguer.
Foi nesse cenário que a Volkswagen, então recém-nacionalizada, decidiu diversificar sua linha de produtos.
O objetivo era claro: explorar ao máximo a plataforma do Typ 1, o Fusca, criando variantes que pudessem atrair diferentes públicos.
Uma dessas variantes foi o Typ 14A, desenvolvido em parceria com a fabricante de carrocerias Hebmüller, localizada em Wuppertal, Alemanha.
A Hebmüller já era conhecida por sua expertise na produção de conversíveis e recebeu a incumbência de criar um modelo esportivo de dois lugares baseado no Fusca.
Estima-se que apenas 100 exemplares do Typ 14A sobreviveram até os dias atuais, muitos deles em coleções particulares ou museus.
Se você tiver a oportunidade de visitar o Carde Museu e ver de perto o “Fusca de duas frentes”, certamente será uma experiência inesquecível.
Afinal, não é todo dia que se encontra um pedaço tão fascinante da história automotiva, especialmente um que vale mais de R$ 1 milhão. –