Clássico Ford Escort 1993: Mantendo viva a nostalgia e elegância

0
89

O Ford Escort XR3, lançado em 1983, tornou-se um dos carros mais desejados da Ford no Brasil, com a versão XR3 se destacando como uma das mais badaladas. Recentemente, Reginaldo de Campinas, renomado colecionador de carros, compartilhou nas redes sociais um exemplar impressionante do Ford Escort XR3 ano 1993, com motor 2.0i. Mesmo após 31 anos de existência, este modelo ainda mantém a nostalgia e classe do passado.

Quando o Escort foi lançado no Brasil em 1983, já estava em sua terceira geração na Europa, marcando a comercialização do primeiro carro mundial da Ford no país. A versão esportiva XR3 se destacou pela sua estética diferenciada, com faróis auxiliares, aerofólio traseiro, teto solar e rodas de liga leve. Em 1993, o XR3 ganhou uma nova geração, com um motor 2.0 e injeção eletrônica, aumentando sua atratividade.

O exemplar de 1993 exibido por Reginaldo de Campinas é extremamente original e bem preservado, mantendo seus detalhes de fábrica. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 187 km/h, o XR3 oferece uma experiência dinâmica ao volante, com transmissão manual de cinco marchas e tração dianteira.

Ao longo dos anos, o Escort passou por mudanças e facelifts, sendo fabricado na Argentina a partir de 1996 com novas versões e motores. Em 2000, o motor Zetec Rocam 1.6 nacional foi introduzido, permanecendo até o encerramento da produção em 2003. Com freios eficientes, autonomia de até 640 km em rodovias e consumo médio de 10 km/l, o Ford Escort XR3 1993 mostra um equilíbrio entre desempenho e praticidade.

Equipado com um motor de 1984 cm³, quatro cilindros em linha e 120 cv de potência, o Escort oferece uma resposta rápida e eficiente. Com dimensões que incluem 1389 mm de altura, 4040 mm de comprimento e 1692 mm de largura, o veículo possui capacidade de porta-malas de 325 litros e tanque de combustível de 64 litros.

O Ford Escort XR3 1993 é considerado uma verdadeira joia para os entusiastas de carros clássicos, mantendo-se relevante e encantador ao longo do tempo. Com sua preservação exemplar e charme atemporal, este modelo continua a brilhar no mundo automotivo, evocando a nostalgia de uma época dourada para muitos fãs de carros.


Lançado em 1983, o Ford Escort rapidamente se tornou um dos carros mais desejados da Ford no Brasil, e a versão XR3 certamente se destacou como uma das mais badaladas. Recentemente, Reginaldo de Campinas, renomado colecionador de carros, revelou em suas redes sociais um exemplar espetacular do Ford Escort XR3 ano 1993 com motor 2.0i. Mesmo com seus 31 anos de existência, este modelo ainda preserva toda a nostalgia e classe do passado.

Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas

A Origem e a Evolução do Ford Escort

Quando o Escort chegou ao mercado brasileiro em 1983, ele já estava em sua terceira geração na Europa. Este lançamento marcou o início da comercialização do primeiro carro mundial da Ford no Brasil. A versão mais conhecida e desejada do Ford Escort foi a esportiva XR3 (de Experimental Research 3), que chegou no mesmo ano de lançamento da linha. Ademais, o XR3 vinha com um visual incrementado, destacando-se pelos quatro faróis auxiliares, aerofólio traseiro, bancos esportivos, lavadores de faróis, teto solar e as charmosas rodas de liga leve estilo trevo de quatro folhas.

Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas

O Esplendor do Escort XR3 1993

O exemplar de 1993, na cor prata, movido a gasolina e com câmbio manual exibido por Reginaldo de Campinas, impressiona pela sua incrível originalidade de fábrica. Este veículo parece ter saído da linha de montagem recentemente, tamanha é a preservação de seus detalhes originais.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Em 1993, o Ford Escort no Brasil ganhou uma nova geração, com uma carroceria totalmente renovada e maior que a anterior. O XR3 continuou em produção, recebendo um motor 2.0 com injeção eletrônica, tornando-o ainda mais atraente para os entusiastas.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Mudanças e Facelifts ao Longo dos Anos

Em 1996, com a criação do bloco Mercosul, o Escort passou a ser fabricado na Argentina e ganhou uma nova frente, o que resultou no fim das versões Hobby, Ghia e XR3. Para a linha de 1997, o Escort passou por um novo facelift e passou a utilizar o motor 1.8 Zetec. Dessa forma, em 2000, o motor Zetec Rocam 1.6 nacional foi incorporado ao Escort, permanecendo até o encerramento de sua produção em 2003.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Especificações

O Ford Escort XR3 de 1993 tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 187 km/h. Porém, a transmissão é manual, com cinco marchas e tração dianteira, proporciona uma experiência de condução dinâmica e responsiva.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O motor é equipado com injeção multiponto e aspiração natural, com uma cilindrada de 1984 cm³ e quatro cilindros em linha. Identificado pelo código AP-2000, este motor possui um comando de válvulas único no cabeçote, acionado por correia dentada. Além disso, a potência máxima alcança 120 cv a 5400 rpm e o torque máximo é de 17,7 kgfm a 3400 rpm, garantindo uma resposta rápida e eficiente.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Em termos de dimensões, o veículo mede 1389 mm de altura, 4040 mm de comprimento, 1692 mm de largura e possui uma distância entre-eixos de 2525 mm. A capacidade do porta-malas é de 325 litros e o tanque de combustível comporta até 64 litros. Assim, com um peso total de 1120 kg e uma carga útil de 385 kg, o carro oferece um equilíbrio ideal entre performance e praticidade.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Os freios são eficientes, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, garantindo uma frenagem segura em diversas condições. Entretanto, a autonomia do veículo é de 640 km em rodovias e 448 km em áreas urbanas, com um consumo médio de 10 km/l na estrada e 7 km/l na cidade.

Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Escort XR3 1993 / Foto: Reginaldo de Campinas

Conclusão

O Ford Escort XR3 1993 é um exemplo perfeito de como um clássico pode permanecer relevante e encantador ao longo do tempo. Este modelo, preservado de forma exemplar, ainda evoca a nostalgia e o charme que conquistaram muitos fãs no passado. Portanto, para os entusiastas de carros clássicos, o Escort XR3 1993 é uma verdadeira joia que continua a brilhar no mundo automotivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui