Um clássico Toyota Bandeirante 1996 foi vendido nos Estados Unidos por $71,000, o equivalente a cerca de 400 mil reais. O veículo foi reformado no Brasil antes de ser exportado, apresentando uma pintura azul, estofamento de vinil bege e um motor diesel 14B de 3.7 litros. Entre as características do veículo estão rodas Mickey Thompson de 17″, freios a disco dianteiros, amortecedores Bilstein, cesta de teto, sistema de controle de clima, sistema de som Pioneer e muito mais.
Externamente, a pickup possui detalhes como uma cesta de teto, tampa traseira dobrável, protetor de escova, faróis e luzes auxiliares LED, além de rodas pretas da Mickey Thompson com pneus BFGoodrich Mud-Terrain. O interior conta com bancos de vinil bege, sistema de controle de clima, sistema de som Pioneer, tapetes de carpete e um painel de instrumentos com velocímetro, medidores suplementares e tacômetro VDO.
O motor do Bandeirante passou por revisão e é um diesel 14B de 3.7 litros, acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades e uma caixa de transferência de dupla faixa. O veículo possui uma história rica no Brasil, tendo sido produzido entre 1962 e 2001. Fabricado na fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, São Paulo, tornou-se popular pela sua durabilidade, robustez e capacidade off-road.
Apesar de ter saído de linha em 2001, o Bandeirante deixou um legado duradouro, sendo ainda cultuado por entusiastas e colecionadores de veículos clássicos. A venda deste exemplar mostra a valorização dos clássicos automotivos e a paixão que despertam nos colecionadores ao redor do mundo. Com suas características originais e melhorias modernas, o Toyota Bandeirante se destaca pela robustez e apelo nostálgico, tornando-se um ícone da indústria automobilística brasileira.
Quanto você pagaria por uma clássica pickup Toyota Bandeirante 1996? Recentemente, um exemplar brasileiro do lendário carro da Toyota foi parar nos Estados Unidos e acabou sendo vendido por lá pela quantia de $71,000 (cerca de 400 mil reais na cotação atual).
A História e Características do Toyota Bandeirante 1996
Este Toyota Bandeirante 1996 é uma picape de cabine dupla com direção à esquerda. Reformaram o veículo no Brasil antes de exportá-lo para os EUA em setembro de 2022. Pintaram a picape em azul sobre estofamento de vinil bege e equiparam-na com um motor diesel 14B de 3.7 litros em linha de quatro cilindros, ligado a uma transmissão manual de cinco velocidades e uma caixa de transferência de dupla faixa. Entretanto, os equipamentos incluem rodas Mickey Thompson de 17″, freios a disco dianteiros, amortecedores Bilstein, uma cesta de teto, uma tampa traseira dobrável, um protetor de escova, um sistema de controle de clima Vintage Air e um sistema de som Pioneer com alto-falantes. Este Bandeirante agora possui um título limpo da Geórgia.
Detalhes Externos
A carroceria de cabine dupla e duas portas foi repintada de azul durante a reforma. Os detalhes incluem uma cesta de teto, uma tampa traseira dobrável, um protetor de escova, janelas traseiras deslizantes, para-choques pretos e faróis e luzes auxiliares LED da Rigid Industries.
As rodas pretas Mickey Thompson de 17″ estão montadas com pneus BFGoodrich Mud-Terrain T/A KM3 315/70. Ademais, a pickup está equipada com um amortecedor de direção Bilstein e amortecedores, além de cubos dianteiros de travamento manual. Outrossim, a potência de frenagem é proporcionada por freios a disco dianteiros e freios a tambor traseiros.
Interior e Conforto
Os bancos dianteiros e o banco traseiro reforçados foram fabricados durante a reforma e estão estofados em vinil bege. As nomeações incluem tapetes de carpete, um sistema de controle de clima Vintage Air e um sistema de som Pioneer com alto-falantes. Porém, o volante de três raios está à frente de um painel de instrumentos na cor da carroceria que abriga um cluster de instrumentos substituto com um velocímetro de 160 km/h e medidores suplementares. Um tacômetro VDO está instalado na pilha central. O odômetro mecânico de cinco dígitos mostra 214 quilômetros (133 milhas), mas a quilometragem total é desconhecida.
Motor e Performance
O motor diesel 14B de 3.7 litros em linha de quatro cilindros, com injeção direta, passou por uma revisão durante a reforma. Além disso, a transmissão manual de cinco velocidades e a caixa de transferência de dupla faixa enviam a potência para as rodas traseiras ou para as quatro rodas.
O Toyota Bandeirante no Brasil
O Toyota Bandeirante tem uma rica história no Brasil, começando sua produção em 1962 e continuando até 2001. Inicialmente baseado no Toyota Land Cruiser Série J40, o Bandeirante foi adaptado para atender às condições únicas do mercado brasileiro e da geografia do país.
Produzido na fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, São Paulo, ele se destacou por sua robustez, durabilidade e capacidade off-road, tornando-se uma escolha popular entre agricultores, militares e aventureiros. Dessa forma, o veículo contava com motores a diesel fabricados inicialmente pela Mercedes-Benz e, mais tarde, pela Toyota, garantindo a confiabilidade e eficiência necessárias para enfrentar terrenos difíceis.
Ao longo de quase quatro décadas de produção, o Bandeirante passou por diversas atualizações e variações de carroceria, incluindo versões picape, jipe e utilitário. Apesar do fim de sua produção em 2001 devido às novas regulamentações ambientais e à evolução do mercado automotivo, o Bandeirante deixou um legado duradouro. Portanto, até hoje, muitos exemplares do veículo permanecem em perfeito estado de conservação, cultuados por colecionadores e entusiastas de automóveis clássicos.
Conclusão
A venda deste exemplar do Toyota Bandeirante por quase meio milhão de reais demonstra a valorização dos clássicos automotivos e a paixão que esses veículos despertam em colecionadores ao redor do mundo. Assim, com uma combinação de características originais e melhorias modernas, esta pickup se destaca tanto pela sua robustez quanto pelo seu apelo nostálgico.