O texto aborda a descoberta de um clássico Caminhão Mercedes 1114 ainda 0km nos dias atuais, feita por Reginaldo de Campinas, renomado caçador de raridades automotivas no Brasil. O contexto econômico dos anos 80 e 90, marcado pela hiperinflação no Brasil, levou muitos brasileiros a adotarem estratégias incomuns, como comprar carros zero-quilômetro e guardá-los por longos períodos para proteger seu poder de compra em meio à desvalorização da moeda.
Reginaldo encontrou o Caminhão Mercedes 1114 ano 1987 completamente original de fábrica e guardado por 36 anos. A prática de guardar veículos novos pouco utilizados visava a proteção do dinheiro investido contra a desvalorização acelerada da moeda, resultando em um aumento de valor no longo prazo para muitos colecionadores.
O texto descreve as especificações e ficha técnica do caminhão, destacando características como o motor OM352 LA Diesel, a caixa de câmbio MB G3/36-5/8,98, o sistema de freios a ar, misto, com óleo nas quatro rodas, e a capacidade de carga do veículo. Além disso, são mencionados detalhes sobre a suspensão dianteira e traseira, o sistema elétrico, os pneus recomendados e outras informações técnicas relevantes.
A descoberta do Caminhão Mercedes 1114 é considerada um verdadeiro tesouro para os amantes de automóveis e colecionadores, representando não apenas um pedaço da história automotiva, mas também um testemunho das estratégias adotadas durante um período econômico desafiador. A habilidade de Reginaldo de Campinas em encontrar raridades automotivas estimula a paixão por veículos clássicos e sua história, surpreendendo e encantando entusiastas em todo o país.
Com imagens do caminhão encontrado e detalhes técnicos que evidenciam a qualidade e conservação do veículo ao longo dos anos, o texto destaca a importância de preservar e valorizar relíquias automotivas como o Caminhão Mercedes 1114, que representam não apenas um legado histórico, mas também uma forma de manter viva a paixão pela indústria automobilística e suas inovações.
Você já imaginou se deparar com um clássico Caminhão Mercedes 1114 ainda 0km nos dias atuais? Esse raro exemplar foi descoberto há alguns anos por Reginaldo de Campinas, principal caçador de raridades automotivas do Brasil.
O Contexto Econômico dos Anos 80 e 90
Durante as décadas de 1980 e 1990, o Brasil enfrentou um dos seus maiores desafios econômicos: a hiperinflação. A rápida desvalorização da moeda dificultava a manutenção do poder aquisitivo, gerando um cenário de incertezas e dificuldades para a população. Para tentar preservar seu poder de compra, muitos brasileiros adotaram estratégias incomuns, como comprar carros zero-quilômetro e guardá-los por longos períodos.
Essa tática curiosa envolvia manter os veículos guardados e pouco utilizados, com a esperança de revender no futuro. Além disso, essa estratégia foi uma tentativa de resguardar parte do dinheiro investido, protegendo-o da desvalorização acelerada da moeda. Por fim, essa abordagem mostrou-se eficaz para muitos colecionadores, permitindo que eles preservassem e até aumentassem o valor de seus investimentos ao longo do tempo.
A Descoberta do Caminhão Mercedes 1114
Reginaldo de Campinas, famoso por suas descobertas de relíquias automotivas, registrou várias imagens dessa preciosidade e publicou nas redes sociais. No entanto, ele não revelou detalhes de como chegou até o caminhão ou como ele ficou tantos anos guardado.
O caminhão parece que acabou de sair da linha de montagem. Além de estar 0km, ele segue completamente original de fábrica, guardado por 36 anos. Desta vez, o caçador de relíquias encontrou um Caminhão Mercedes 1114 ano 1987 que segue 0km em pleno 2023. Entretanto, quando você pensa que as descobertas automotivas de Reginaldo de Campinas cessaram, ele sempre aparece com uma grande novidade.
Especificações
- Ano: 1987
- KM: 00600
- Portas: 2 Portas
- Combustível: Diesel
- Câmbio: Mecânico
- Cor: Azul
- Motor: OM352 – 4 cilindros
Ficha Técnica
O Mercedes-Benz L1113 6×2 é um caminhão robusto e confiável, ideal para diversas aplicações. Seu motor OM352 LA Diesel conta com injeção direta, oferecendo um desempenho eficiente e potente. Este motor de 6 cilindros em linha possui uma cilindrada de 5675 cm³, gerando uma potência máxima de 130 cv a 2800 rpm e um torque máximo de 37 mkgf a 2000 rpm.
O sistema elétrico do L1113 opera com uma bateria de 12V e 135ah, além de um alternador de 14V e 35A, garantindo energia suficiente para todas as necessidades do veículo. A caixa de câmbio MB G3/36-5/8,98 é de 2 marchas e 5 velocidades, proporcionando uma condução suave e eficiente.
A redução do eixo traseiro varia conforme a versão: na L e LS, a redução é de i=6,143 (43:7), enquanto na versão LK, é de i=6,857 (48:7). Portanto, a suspensão dianteira é composta por um feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos, enquanto a suspensão traseira possui um feixe de molas semielípticas e molas auxiliares, garantindo uma condução estável e confortável.
O sistema de freios é a ar, misto, com óleo nas quatro rodas, assegurando uma frenagem segura e eficiente. Ademais, os pneus recomendados são 275 / 80R 22,5 ou 9.00R 20 PR12, adequados para suportar o peso e as condições de rodagem do caminhão.
Em termos de capacidade, o PBT total técnico do L1113 é de 12000 kg na versão 4×2 e 19000 kg na versão 6×2. Além disso, o PBT total de acordo com a lei da balança é de 11000 kg para a versão 4×2 e 16000 kg para a versão 6×2, atendendo às regulamentações vigentes.
Conclusão
Descobrir um caminhão Mercedes 1114 de 1987 ainda 0km é um verdadeiro tesouro para os amantes de automóveis e colecionadores. Esse exemplar não só representa um pedaço da história automotiva, mas também um testemunho das estratégias inusitadas adotadas pelos brasileiros durante um período econômico turbulento. Assim, a habilidade de Reginaldo de Campinas em encontrar essas raridades continua a surpreender e encantar entusiastas por todo o país, mantendo viva a paixão por veículos clássicos e sua história.