A Volkswagen Kombi é um dos modelos clássicos de carros que conquistaram admiradores ao redor do mundo, e o modelo Corujinha de 1963, produzido no Brasil, recentemente foi vendido por mais de R$ 200 mil nos Estados Unidos. A venda deste veículo único mostrou a valorização dos carros clássicos brasileiros no mercado internacional e a fascinação que a Kombi ainda exerce sobre colecionadores e entusiastas.
A Kombi 1963 foi leiloada por US$ 37.500 nos Estados Unidos, um preço que reflete sua raridade, excelente estado de conservação e modificações feitas no veículo. Originalmente um modelo de nove passageiros, esta Kombi teve 23 janelas adicionadas, tornando-a ainda mais exclusiva. Equipada com um motor boxer de quatro cilindros de 1.285 cc e uma caixa de câmbio manual de quatro marchas, a Kombi tem um visual retro e elegante, com sua pintura em duas cores, laranja e branco, e estofamento em bege e marrom.
Além disso, a Kombi possui diversos equipamentos e características especiais, como rodas de aço de 14 polegadas, teto solar retrátil de pano, divisória acolchoada na segunda fila de assentos, entre outros. O veículo conta com um título limpo da Califórnia que assegura sua autenticidade e valor histórico.
O interior da Kombi foi restaurado com cuidado, apresentando um visual confortável e estiloso. Com um painel metálico na cor da carroceria, banco dividido reestofado em vinil bege, tapetes marrons e uma variedade de detalhes que remetem à época. O motor boxer de 1.285 cc e a caixa de câmbio de quatro marchas garantem tanto desempenho quanto charme clássico na experiência de condução.
A venda da Kombi 1963 por um preço tão alto evidencia o apelo duradouro e a qualidade da Volkswagen Kombi, mostrando que para colecionadores e entusiastas, este veículo vai além de simplesmente um meio de transporte, sendo uma verdadeira peça de história automotiva. Com suas modificações únicas e estado de conservação impecável, a Kombi Corujinha de 1963 continua a encantar gerações e a ter um lugar especial no coração dos amantes de carros clássicos.
A paixão pelos carros clássicos é universal, e alguns modelos icônicos conseguem atravessar fronteiras e conquistar admiradores em todo o mundo. Este é o caso da Volkswagen Kombi, especialmente o modelo Corujinha de 1963, produzido no Brasil, que recentemente foi vendido por mais de R$ 200 mil nos Estados Unidos. Vamos explorar os detalhes desse veículo único que encantou colecionadores e entusiastas do outro lado do Atlântico.
A Venda da Kombi 1963
Mais uma vez, uma Kombi Corujinha brasileira fez sucesso nos Estados Unidos. Este modelo específico, produzido em 1963 e modificado para ter 23 janelas, foi arrematado por US$ 37.500 (aproximadamente R$ 200 mil na cotação atual) em um famoso site de leilão na Califórnia. Outrossim, este preço elevado reflete tanto a raridade do modelo quanto o excelente estado de conservação e as melhorias feitas no veículo.
Detalhes da Modificação
Originalmente, a Kombi vendida era um modelo de nove passageiros, mas transformaram-na em um exemplar ainda mais raro com a adição de janelas extras, totalizando 23.
Equiparam a Kombi no Brasil com um motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar de 1.285 cc, acoplado a uma caixa de câmbio manual de quatro marchas. Sua pintura em duas cores, laranja e branco, combina perfeitamente com o estofamento em bege e marrom, oferecendo um visual retrô e elegante.
Equipamentos e Características
Os equipamentos desta Kombi são um show à parte. Ela conta com rodas de aço de 14 polegadas, painéis de para-brisa estilo safari, espelhos laterais duplos, teto solar retrátil de pano, para-choques pintados com protetores e uma divisória acolchoada na segunda fila de assentos. Além disso, ela possui um título limpo da Califórnia, que a descreve como um Volkswagen de 1963, assegurando sua autenticidade e valor histórico.
A carroceria foi repintada em laranja e branco, e os equipamentos adicionais incluem oito janelas skylight. Ela também conta com acabamento de linha de cintura estilo Deluxe e para-choques pintados de branco com protetores. As rodas de aço pintadas de branco com calotas cromadas estampadas com o logotipo da VW e pneus Barum Bravarius 195/65 de faixa branca fina completam o visual. Assim, o veículo se destaca pelo seu design atraente e clássico.
Interior Confortável e Estiloso
O interior da Kombi foi restaurado com muito cuidado. A cabine dianteira possui um banco dividido reestofado em vinil bege com inserções plissadas marrons, complementado por superfícies metálicas na cor da carroceria. Ademais, tapetes marrons revestem o assoalho, e os adicionais incluem uma unidade de ventilação superior, janelas laterais deslizantes, uma alça de apoio para o passageiro, uma prateleira de armazenamento e uma alavanca de câmbio estilo Hurst.
O painel metálico na cor da carroceria abriga um velocímetro de 120 km/h com pontos de mudança sugeridos e um medidor de nível de combustível. O hodômetro mecânico de cinco dígitos indica 51 mil quilômetros (~32 mil milhas), sugerindo que este clássico ainda tem muita estrada pela frente.
Potência e Desempenho
O motor boxer de quatro cilindros refrigerado a ar de 1.285 cc, com um código de prefixo BF. Ele também possui um eficiente carburador central montado com um filtro de ar estilo cone aftermarket. Além disso, a potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de quatro marchas, proporcionando uma experiência de condução autêntica e nostálgica. Portanto, o conjunto mecânico garante tanto desempenho quanto um charme clássico inconfundível.
Conclusão
A venda desta Kombi 1963 por mais de R$ 200 mil demonstra a valorização dos carros clássicos brasileiros no mercado internacional. Entretanto, este modelo, com suas modificações únicas e excelente estado de conservação, é um testemunho da qualidade e do apelo duradouro da Volkswagen Kombi. Para colecionadores e entusiastas, a Kombi não é apenas um veículo, mas uma peça de história automotiva que continua a encantar gerações.