O lançamento da nova picape Volkswagen Amarok está previsto para agosto e tem gerado grande expectativa. A nova versão sul-americana passou por um facelift, com melhorias estéticas, no interior e na segurança, mas não terá a nova plataforma da versão sul-africana. Os motores disponíveis continuarão sendo o 2.0 turbodiesel e o 3.0 V6 turbodiesel, mantendo a confiabilidade e potência dos modelos anteriores.
Embora se espere que a nova Amarok traga mudanças visuais, não se espera uma revolução no design. A Volkswagen segue comprometida em melhorar a picape, mantendo seu destaque no mercado brasileiro. Além da nova Amarok, o Grupo VW planeja outros lançamentos e iniciativas, como o Audi Q8 E-Tron na Argentina e mais carregadores elétricos em parceria com a Shell.
A Amarok foi lançada no Brasil em 2010, destacando-se pela robustez, capacidade off-road e conforto. Ao longo dos anos, recebeu atualizações, como novas configurações de motor e câmbio automático, mantendo-se como opção premium no mercado de picapes médias. A Volkswagen continua comprometida em atender às demandas por veículos utilitários no Brasil.
A expectativa em relação à nova Volkswagen Amarok é mista, com os entusiastas esperando melhorias estéticas e de segurança, mas sem grandes mudanças na mecânica. Enquanto a versão sul-africana apresenta uma revolução, a versão sul-americana passa por um facelift. O lançamento oficial da nova Amarok será aguardado com ansiedade para que todos possam avaliar de perto as novidades e melhorias implementadas pela Volkswagen. Até lá, resta especular e sonhar com o que essa nova versão trará para o mercado automotivo.
A expectativa é grande sobre o lançamento da nova picape Volkswagen Amarok, que vai acontecer no próximo mês de agosto. Mas o que podemos realmente esperar desta novidade? Vamos explorar os detalhes que já foram revelados e o que os entusiastas e especialistas do setor automotivo podem esperar dessa atualização.
Facelift: A “Nova” Amarok Sul-Americana
A Volkswagen no Brasil seguiu um caminho diferente do adotado na África do Sul. Enquanto lá a Amarok recebeu uma nova plataforma baseada na novíssima Ford Ranger, a versão sul-americana passou por um facelift e pequenas inovações eletrônicas. Produzida na Argentina, a “Versão Sul-Americana da Amarok” não traz as mesmas mudanças estruturais significativas da sua contraparte sul-africana.
O redesenho da Amarok produzida em Pacheco, Argentina, inclui mudanças estéticas na dianteira, melhorias no interior e a adição de mais equipamentos de segurança. No entanto, ela não incorporará a nova plataforma ou a mecânica avançada da versão sul-africana. A VW optou por não produzir essa nova geração na Argentina após o cancelamento da etapa local do “Projeto Cyclone”.
Motorização: O Que Permanece Igual
Para os mercados da América do Sul, os motores continuam os mesmos: o 2.0 turbodiesel e o 3.0 V6 turbodiesel, com este último sendo o único oferecido atualmente no mercado brasileiro. Isso significa que, em termos de desempenho, os usuários podem esperar a mesma confiabilidade e potência dos modelos anteriores.
Proposta de Design
Mesmo com a nova picape chegando em agosto, as expectativas de grandes mudanças visuais devem ser moderadas. Apesar da camuflagem vista em alguns modelos de teste, não se espera uma revolução no design.
O time de designers do Planet Cars até criou uma versão conceitual digital do que seria uma Amarok ideal, mas é importante lembrar que essa visão conceitual pode diferir bastante do produto final apresentado pela Volkswagen.
Outros Lançamentos e Iniciativas do Grupo VW
Além da nova Amarok, o Grupo Volkswagen tem outros planos ambiciosos para este ano. O novo Audi Q8 E-Tron será lançado para venda na Argentina, e em parceria com a Shell, serão instalados mais carregadores elétricos. Além disso, a VW também reafirmou seu compromisso com a produção de motocicletas Ducati e caminhões em Córdoba e apresentou um plano de sustentabilidade que inclui o plantio de 25.000 novas árvores.
A Amarok no Brasil
A Volkswagen Amarok foi lançada no Brasil em setembro de 2010, destacando-se por sua robustez, capacidade off-road e conforto. Inicialmente, oferecia motores 2.0 turbodiesel de 122 cv e 163 cv, com câmbio manual de seis marchas e tração nas quatro rodas. Entretanto, nos anos seguintes, a Amarok ganhou novas configurações, incluindo uma versão com câmbio automático de oito marchas em 2013, e uma motorização V6 3.0 turbodiesel de até 258 cv em 2016, após um facelift significativo que modernizou seu design e aumentou o desempenho.
Produzida na Argentina e importada para o Brasil, a Amarok conquistou diversos prêmios e se estabeleceu como uma opção premium entre as picapes médias no mercado brasileiro. A Volkswagen continua comprometida em atualizar e melhorar a Amarok, mantendo sua posição de destaque no segmento e atendendo às crescentes demandas por veículos utilitários no Brasil.
Conclusão
A nova Volkswagen Amarok que chega em agosto traz expectativas mistas. Enquanto a versão sul-africana baseada na Ford Ranger apresenta uma revolução em termos de plataforma e mecânica, a versão sul-americana, produzida na Argentina, passa por um facelift que oferece melhorias estéticas e de segurança, mas mantém a mesma motorização. Os entusiastas devem temperar suas expectativas quanto às mudanças radicais, mas podem contar com a confiabilidade que a Amarok sempre ofereceu.
Aguardamos ansiosamente o lançamento oficial para avaliar todas as novidades e conferir de perto o que a Volkswagen preparou para os seus consumidores na América do Sul. Até lá, continuamos a especular e a sonhar com o que essa nova versão pode trazer para o mercado automotivo.