O mundo dos carros clássicos e de colecionadores tem um novo recorde impressionante. Um dos carros de corrida mais icônicos da década de 1950, o Mercedes-Benz W 196 R Streamliner, foi vendido em um leilão realizado pela RM Sotheby’s, em Stuttgart, Alemanha, por nada menos que 51,155 milhões de euros. Convertendo para a nossa realidade, o valor chega a aproximadamente R$ 308 milhões, consolidando o modelo como um dos automóveis mais caros vendidos em leilão.
Se você é fã de automobilismo, provavelmente já ouviu falar deste carro lendário. O W 196 R Streamliner foi pilotado por alguns dos maiores nomes da história das corridas, incluindo Juan Manuel Fangio e Stirling Moss. Mais do que um simples carro de corrida, ele é um símbolo de inovação tecnológica e sucesso da Mercedes-Benz na Fórmula 1.
Um Carro Lendário com um Passado Glorioso
O Mercedes-Benz W 196 R Streamliner foi projetado para competir na Fórmula 1 durante a era dourada das corridas, sendo introduzido no Campeonato Mundial de 1954. Ele foi um dos modelos que ajudaram a Mercedes-Benz a estabelecer seu domínio nas competições automobilísticas daquela década.
O carro ficou especialmente famoso após Juan Manuel Fangio utilizá-lo para vencer o Grande Prêmio de Buenos Aires de 1955. No mesmo ano, Stirling Moss assumiu o volante do W 196 R Streamliner no Grande Prêmio da Itália, em Monza, registrando a volta mais rápida da prova.
Com um motor de quase 300 cv de potência e um câmbio manual de cinco marchas, o carro representava o que havia de mais avançado em engenharia automobilística nos anos 1950. Sua carroceria de liga de magnésio era projetada para reduzir peso e melhorar a aerodinâmica, permitindo velocidades incríveis nas pistas mais rápidas da Europa.
Vice-Liderança no Ranking dos Mais Caros
Mesmo com seu preço estratosférico, o W 196 R Streamliner não conseguiu superar o recorde absoluto de leilão de um carro clássico. Esse título ainda pertence a outro modelo histórico da Mercedes-Benz: o Mercedes-Benz Coupé 300 SLR Uhlenhaut, de 1955. Em 2022, essa raridade foi vendida por 135 milhões de euros, algo em torno de R$ 816 milhões na conversão direta, tornando-se um dos 10 objetos mais caros já vendidos em leilões na história.
O valor do Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut é tão expressivo que ele entrou para a mesma lista que inclui obras de arte de Leonardo da Vinci e Pablo Picasso. Isso mostra que carros clássicos não são apenas máquinas de velocidade, mas verdadeiras peças de arte sobre rodas.
Um dos Quatro Sobreviventes
A história do W 196 R Streamliner também é marcada pela raridade. Apenas 14 unidades desse modelo foram fabricadas pela Mercedes-Benz. Destas, apenas 10 sobreviveram após o período em que a fabricante competiu na Fórmula 1.
Dentro desse grupo exclusivo, apenas quatro mantiveram a configuração original Streamliner, com as rodas cobertas, um design que melhorava a aerodinâmica e era ideal para pistas de alta velocidade. O outro modelo fabricado na época possuía rodas expostas, sendo mais adequado para circuitos que exigiam mais controle nas curvas.
Desses quatro sobreviventes, apenas um não pertencia à Mercedes-Benz. E foi justamente esse que acabou indo a leilão. O carro ficou por 59 anos no museu Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos, onde havia sido doado pela própria fabricante em 1965.
Ou seja, esse é um dos carros mais exclusivos do mundo, o que justifica o valor astronômico alcançado no leilão.
O Futuro dos Carros Clássicos em Leilões
Os leilões de carros clássicos têm atraído cada vez mais compradores dispostos a pagar fortunas por verdadeiras peças de colecionador. Nos últimos anos, vimos um aumento expressivo nos valores dessas raridades, impulsionado tanto pelo mercado de colecionadores, quanto pelo interesse crescente de investidores que veem nesses modelos uma forma segura de aplicação financeira.
Com o avanço dos carros elétricos e da tecnologia automotiva, modelos icônicos do passado têm se tornado ainda mais desejados. O som de um motor aspirado, o cheiro de gasolina queimada, e a sensação de pilotar um carro que fez história estão se tornando cada vez mais exclusivos.
Para quem sonha em um dia ter um Mercedes-Benz W 196 R Streamliner ou outro carro lendário na garagem, a realidade é que os preços continuarão subindo. Mas quem sabe? O próximo grande leilão pode trazer outra raridade que ainda não foi valorizada como merece. E se você for um verdadeiro amante dos clássicos, vale a pena acompanhar de perto esse mercado.
Seja como peça de museu ou como um investimento milionário, o fato é que carros como o Mercedes-Benz W 196 R Streamliner nunca sairão de moda. Afinal, eles são muito mais do que veículos, são verdadeiros monumentos sobre rodas, que eternizam a paixão pela velocidade e pelo design automotivo.