Scania L76 de 1971: Uma Relíquia Perfeitamente Restaurada

0
35

Se você curte caminhões clássicos, o Scania L76 de 1971 é, com certeza, um daqueles que não dá para ignorar! Conhecido como Espingardinha, esse modelo é quase uma obra de arte, todo restaurado e parecendo que acabou de ser lançado. O trabalho incrível foi feito pela Brasdiesel, lá de Caxias do Sul (RS), e ele roubou a cena em eventos como a Expoclassic 2021, onde foi premiado pela sua condição de showroom.

Mas o que faz do Scania L76 essa preciosidade? Vem com a gente e descubra os detalhes dessa relíquia, o processo de restauração e tudo que esse caminhão representa na história da Scania no Brasil. Prepare-se para uma viagem pelo tempo e entenda porque ele é tão especial!


A História do Scania L76 no Brasil

Quando o Scania L76 chegou por aqui em 1971, foi um divisor de águas para os caminhões da marca. Ele se destacou pelo seu design robusto e desempenho de dar inveja, mesmo sendo fabricado por apenas um ano. Apesar da brevidade, o modelo conquistou uma galera, especialmente pela cabine icônica e aquele som marcante durante as trocas de marcha.

O apelido Espingardinha vem de uma história bem curiosa. Ele surgiu por causa do formato da cabine e do som que o motor fazia em alguns momentos. Esse caminhão não era apenas um simples veículo de carga; ele era um verdadeiro símbolo da força e inovação do transporte na época.


O Renascimento do Espingardinha

Crédito:Brasdiesel/Divulgação

O Espingardinha tem uma história bem pessoal com a transportadora Irapuru Transportes, comandada por Vinicius Pellenz. Para ele, esse caminhão vale ouro! Foi o primeiro veículo da família e deu início ao negócio que se tornaria a Irapuru. Depois de rodar uns impressionantes 3 milhões de quilômetros transportando autopeças, o Scania foi aposentado em 2016 e mandado para uma super restauração.

Esse trabalho, feito pela Brasdiesel, levou três anos e consumiu nada menos que 980 horas de dedicação. Foram dois anos em busca de peças originais e mais um ano montando tudo com os toques finais, tudo com o objetivo de deixar o caminhão o mais fiel possível ao modelo original de 1971.


Um Trabalho Meticuloso

Crédito:Brasdiesel/Divulgação

A restauração desse Scania L76 foi uma verdadeira missão coletiva, com a participação de colecionadores e apaixonados por caminhões antigos. No centro de restauração da Brasdiesel, a equipe mergulhou em literatura técnica da época, garantindo que cada detalhe seguisse os padrões originais.

  • Cabine e painel: Cada furinho foi feito de acordo com as especificações originais, pra manter a autenticidade do modelo.
  • Peças originais: A maior parte das peças foram garimpadas em leilões e nas coleções de outros apaixonados. Onde não era possível achar as originais, a equipe fez réplicas muito bem feitas, como os cubos de roda de alumínio.
  • Banco pneumático: Um charme a mais foi colocado com os bancos pneumáticos revestidos em couro. Isso trouxe um molho de conforto pro Espingardinha, que agora vai ser usado principalmente em passeios.

Um Modelo Exclusivo

Crédito:Brasdiesel/Divulgação

Mesmo com algumas modernizações, o Espingardinha conseguiu manter sua alma original. O motor, por exemplo, ganhou uma turbina novinha, mas as especificações mecânicas seguiram as do modelo de 1971. E a cor laranja vibrante, que é a cara da Scania no Brasil, foi preservada, reforçando a autenticidade do caminhão.

De acordo com Claudio Padilha, gerente geral da Brasdiesel, restaurar o Espingardinha foi uma experiência incrível para toda a equipe. Com 35 profissionais trabalhando em dois turnos, a Brasdiesel conseguiu um resultado impecável, elevando ainda mais o status do Scania L76 entre os amantes de caminhões clássicos.


O Valor do Scania L76 Restaurado

Não sabemos o preço exato da restauração que Vinicius Pellenz fez, mas dá pra imaginar que um projeto desse nível deve ter passado dos R$ 500 mil, considerando todo o tempo e esforço investidos, além das peças originais e do trabalho super especializado. Para os colecionadores e entusiastas, esse valor é um baita investimento, já que caminhões como o Scania L76 são verdadeiras relíquias da história automotiva.


O Legado do Scania L76

O Espingardinha é muito mais do que um caminhão restaurado; ele é a prova de uma era em que os veículos eram feitos para durar. Ele também destaca a importância de preservar a história, servindo de inspiração para novas gerações de colecionadores e apaixonados por carros clássicos.

Se você tiver a chance de conferir eventos como a Expoclassic, não perca a chance de dar uma olhada de perto nessa obra-prima e entender por que o Scania L76 continua a encantar tanta gente. Todo o esforço e dedicação que foram colocados na sua restauração mostram que mesmo depois de décadas, um veículo pode renascer e continuar contando sua história.


Conclusão

Crédito:Brasdiesel/Divulgação

O Scania L76 de 1971 é um exemplo perfeito de como a paixão e o esforço podem transformar um caminhão antigo em uma verdadeira obra-prima. Para Pellenz, esse caminhão não é só uma relíquia; ele representa toda a história da sua família e do legado da Irapuru Transportes.

Seja você um aficionado por caminhões ou apenas alguém que gosta de boas histórias, o Espingardinha mostra que o passado pode ser restaurado e valorizado. Quem sabe, ele até possa te inspirar a começar sua própria coleção de clássicos! Afinal, como nos ensinou o Scania L76, o tempo pode até passar, mas algumas histórias nunca saem de moda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui