A expectativa pelo primeiro modelo híbrido da Renault a ser vendido no Brasil finalmente chegou ao fim. Muito se falou sobre o Arkana e os futuros híbridos flex nacionais da marca, mas a grande surpresa é a chegada do Renault Grand Koleos, um projeto sul-coreano desenvolvido em parceria entre a fabricante francesa e a chinesa Geely.
O Que é o Renault Grand Koleos?
O Renault Grand Koleos é, na verdade, um Xingyue L ou Monjaro, SUV médio-grande vendido pela Geely na China. Este modelo passou por algumas adaptações visuais e de acabamento para receber a insígnia da marca do losango, mas a grande maioria dos componentes é compartilhada com o modelo original. O Grand Koleos não traz nenhum traço de Renault em seu DNA. Sua plataforma é a CMA, a mesma do Volvo XC40. A Geely, que é proprietária da tradicional marca sueca, está fincando raízes no Brasil de maneira indireta em pelo menos quatro frentes: com a própria Volvo, com a marca de elétricos de luxo Zeekr, a Polestar (antiga divisão esportiva da Volvo) e, claro, o próprio Renault Grand Koleos.
Projeto Aurora 1
Conhecido internamente como projeto Aurora 1, o Grand Koleos deve manter no Brasil o mesmo nome de produção usado na Coreia do Sul. Vale lembrar que a Renault já havia cogitado lançar aqui alguns anos atrás o Koleos de geração anterior, mas desistiu desse produto. Hoje, algumas unidades do SUV que vieram como protótipo ainda rodam pelo país.
Apenas o comprimento de 4,78 metros e o entre-eixos de 2,84 m foram revelados até agora. Essas medidas indicam que o Grand Koleos é um SUV com dimensões parecidas com as de um Toyota SW4. No entanto, a cabine do Renault é sempre de cinco lugares, ao contrário de alguns concorrentes que oferecem até sete lugares.
Consumo de Até 23 km/l
Embora chamado E-Tech, o motor híbrido do Renault Grand Koleos também é de origem Geely e será movido a gasolina, com tração dianteira. O propulsor é um 1.5 turbo três-cilindros 12V de ciclo Miller, com injeção direta de combustível, que rende 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque.
A ele se aliam dois motores elétricos, um gerador de 82 cv e um de tração com 136 cv, formando 245 cv de potência combinada. O torque máximo declarado é de 32,6 kgfm do motor elétrico. O conjunto de baterias de íons de lítio, do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto) tem 1,62 kWh de capacidade e permite rodar alguns quilômetros em modo apenas elétrico.
O câmbio, chamado pela Renault de multimode, tal qual seus híbridos europeus, é na verdade do tipo DHT, similar ao do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid. Tem três marchas físicas e as demais relações são preenchidas pelo conjunto elétrico. O consumo de combustível pode superar os 23 km/l.
Tecnologias
Na parte tecnológica, o novo Renault Grand Koleos sul-coreano possui três telas digitais gigantes de 12,3 polegadas cada, uma para o quadro de instrumentos e duas para a central multimídia (uma do motorista e outra do passageiro dianteiro), com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há, ainda, um head-up display com realidade aumentada.
O pacote ADAS de assistências semiautônomas de condução inclui frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa, assistente de estacionamento autônomo e uma câmera de monitoramento interno do veículo.
Conforto e Acabamento
O Grand Koleos oferece rodas de liga leve aro 20, acabamento com couro Nappa e alcântara, ar-condicionado automático com três zonas de climatização, conexão com internet 5G, assistente de voz com entendimento de linguagem coloquial, e um sistema de som Bose com dez alto-falantes.
Resta saber se a Renault estará disposta a trazer a versão mais completa do Grand Koleos para o Brasil. Os preços devem ficar na faixa de R$ 250 mil.
Comparativo com Concorrentes
No mercado brasileiro, o Grand Koleos enfrentará concorrentes de peso como o Toyota SW4 e o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid. Em termos de tecnologia, o Grand Koleos promete superar muitos de seus rivais com suas avançadas funcionalidades, como as telas digitais e o pacote ADAS. Em termos de desempenho, os 245 cv de potência combinada e o consumo de 23 km/l são atrativos significativos para quem busca eficiência e potência em um SUV de luxo.
A Aposta da Renault
A decisão da Renault de lançar o Grand Koleos como seu primeiro híbrido no Brasil é uma estratégia ousada, mas promissora. A parceria com a Geely e a utilização da plataforma CMA demonstram um compromisso com a inovação e a eficiência. Além disso, a Renault está se beneficiando da expertise da Geely em veículos híbridos e elétricos, o que deve resultar em um produto final de alta qualidade.
Conclusão
O Renault Grand Koleos representa um novo capítulo para a Renault no Brasil. Com tecnologia avançada, desempenho eficiente e um design moderno, este SUV promete ser um forte concorrente no mercado de SUVs de luxo. Aguardamos ansiosamente o lançamento oficial e a chegada deste modelo inovador às concessionárias brasileiras.
Fique atento às novidades e prepare-se para conhecer de perto o primeiro híbrido da Renault no Brasil, que combina o melhor da engenharia francesa com a tecnologia avançada da Geely.