O mercado automotivo nacional está cheio de novos lançamentos e um dos mais aguardados é a nova pickup GWM Poer, que será lançada no próximo ano. A expectativa em torno desse lançamento é grande, especialmente por conta das inovações tecnológicas que ela trará.
A GWM Poer terá um visual modificado em relação ao modelo atualmente disponível em outros mercados, como a China. Sua plataforma será de carroceria sobre chassi de longarina, diferente do sistema monobloco presente em outros modelos da marca. Isso permitirá um sistema de tração 4×4 convencional, com direito a eixo cardã e diferencial traseiro mecânico blocante, além da opção de bloqueio do diferencial dianteiro.
O motor E20NB da GWM Poer será um 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V, com injeção direta de combustível e operando em ciclo Miller. Com 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, o motor terá uma eficiência térmica de 38,3%. Além disso, a pickup contará com um sistema híbrido composto por dois motores elétricos de tração e um câmbio automático de nove marchas dedicado a motorizações híbridas.
A bateria de íons de lítio do tipo NMC terá uma capacidade de 59,05 kWh, o que proporcionará à Poer uma autonomia de aproximadamente 150 km em modo totalmente elétrico, além de um consumo de combustível acima de 10 km/l. A potência combinada do sistema híbrido será de 408 cv, com um torque combinado de 76,5 kgfm.
Em termos de desempenho, a GWM Poer promete ser robusta, com um câmbio automático de 9 marchas, sistema de tração 4×4 com bloqueio de diferencial e uma direção elétrica, proporcionando uma condução precisa e leve. A suspensão Duplo-A na dianteira e um eixo rígido com molas helicoidais na traseira garantem um desempenho superior.
Com dimensões de 5,45 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,90 metros de altura, e capacidade para 70 litros de combustível, a GWM Poer promete revolucionar o mercado de picapes no Brasil. Sua potência, robustez e tecnologia híbrida avançada fazem dela um veículo aguardado com grande expectativa pelos consumidores.
O mercado automotivo nacional segue cheio de novos lançamentos e novidades. O lançamento da nova pickup GWM Poer, que acontece no próximo ano, é aguardado com muita expectativa.
Visual e Plataforma
A pickup GWM Poer deve chegar ao Brasil com visual substancialmente modificado em relação ao modelo existente hoje em mercados como a própria China. Seu conjunto motriz, chamado Hi4-T, é bem diferente do sistema DHT presente no Haval H6. Para começar, a plataforma da Poer será de carroceria sobre chassi de longarina e não monobloco. Assim, o sistema de tração 4×4 é convencional, com direito a eixo cardã e diferencial traseiro mecânico blocante. Há, também, a opção de bloqueio do diferencial dianteiro.
Motor e Desempenho
Chamado E20NB, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V, com injeção direta de combustível, opera em ciclo Miller (com ampliação da fase de expansão da câmara e abertura das válvulas de admissão). Porém, ele tem comandos de válvula variáveis e escape em dois estágios. Sozinho, rende 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, alcançando uma impressionante eficiência térmica de 38,3%.
Sistema Híbrido
São dois os motores elétricos de tração, capazes de atuar de maneira independente do motor a combustão ou em conjunto com este. Juntos, rendem 163 cv, perfazendo uma potência combinada de 408 cv e um torque combinado de 76,5 kgfm. Além disso, o câmbio, chamado 9HAT, é automático de nove marchas, dedicado a motorizações híbridas.
Bateria e Autonomia
Há chances de que o conjunto venha em seu estágio mais atualizado, chamado Hi4-Z, dotado de um conjunto de baterias de íons de lítio do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto), com 59,05 kWh de capacidade. Ademais, com ela, a ideia é dar à Poer nacional uma autonomia de cerca de 150 km em modo apenas elétrico, além de um consumo de combustível acima de 10 km/l. Entretanto, é esperado que o veículo consiga rodar de 800 km a 1.000 km com baterias carregadas e tanque cheio.
Especificações Técnicas
A GWM Poer PHEV Hi4-T é uma picape híbrida plug-in equipada com um motor a gasolina de 2.0 litros, localizado longitudinalmente na parte dianteira do veículo. Este motor possui 4 cilindros em linha, 16 válvulas e é turboalimentado com injeção direta, operando no ciclo Miller. Ele é combinado com dois motores elétricos. Dessa forma, a potência total combinada do sistema híbrido é de impressionantes 408 cv, com um torque combinado de 76,5 kgfm.
O câmbio automático de 9 marchas e o sistema de tração 4×4 com bloqueio de diferencial e reduzida garantem um desempenho robusto, embora a marca não tenha divulgado o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h. A direção é elétrica, proporcionando uma condução mais precisa e leve.
O sistema de suspensão do GWM Poer PHEV Hi4-T apresenta sofisticação, com suspensão Duplo-A na dianteira e um eixo rígido com molas helicoidais na traseira. Os freios são de discos ventilados tanto na frente quanto atrás, garantindo uma frenagem eficiente. Os pneus são de tamanho 265/60 R18, montados em rodas de 18 polegadas. Portanto, todos esses componentes juntos asseguram um desempenho de condução superior e uma experiência de direção excepcional.
Dimensões e Capacidade
Em termos de dimensões, a picape possui 5,45 metros de comprimento, 1,99 metros de largura (sem os retrovisores) e 1,90 metros de altura, com uma distância entre-eixos de 3,35 metros. O tanque de combustível tem capacidade para 70 litros, enquanto a bateria tem uma capacidade de 37,1 kWh. O peso total do veículo é de 2.270 kg.
Conclusão
A nova pickup GWM Poer promete revolucionar o mercado de picapes no Brasil com suas avançadas tecnologias híbridas, potência impressionante e robustez. Combinando a eficiência de um motor turbo com a potência adicional dos motores elétricos, a Poer está pronta para enfrentar qualquer desafio, seja nas cidades ou nas estradas mais difíceis. Assim, a expectativa é alta, e os consumidores mal podem esperar para ver essa máquina em ação nas ruas e estradas brasileiras.