Um dos “representantes fiéis” desta importante fase de transição da história da indústria automobilística nacional é este lindo Gurgel BR-800 SL 1991, que está à venda através da loja especializada em veículos raros em geral, Garagem da Joia.
Segundo o proprietário da empresa, Geraldo Fernandes Junior, o “Mano”, o minicarro da Gurgel nunca foi restaurado e mantém até os pneus originais de fábrica, incluindo o estepe.
“Só para você ter uma ideia, o nosso BR-800 SL ainda tem a pintura toda original de fábrica, sem retoques e os 14 mil km apontados no odômetro são originais. É um carro muito exclusivo, para colecionadores exigentes”, detalha.
Como convém a um carro popular, o interior do BR-800 SL é bem simples. Para ajudar na ventilação, somente os vidros das janelas de portas com sistema corrediço, lembrando que não há sistema de ventilação forçada. A simplicidade é complementada pelos vários botões de farol, farol alto, setas, limpador e lavador de para-brisas (não há alavanca tradicional e buzina). Os bancos de vinil, por sua vez, foram muito preservados, graças às capas de proteção vendidas na época como acessório.
Motor 0.8 “Boxer” tem a mesma configuração do VW Fusca
O propulsor é um Gurgel Enertron 0.8 de dois cilindros “boxer” (cilindros opostos horizontalmente) de 792 cm³ alimentado por um carburador. Aliás, esta configuração de cilindros deitados é a mesma do VW Fusca, que tem quatro cilindros. No caso do BR-800, junto à parceria do câmbio manual de quatro marchas, rende a potência de 32 cv. Nesse exemplar, ele funciona como um reloginho, sem oscilações ou trancos.
Por tudo isso, Mano da Garagem da Joia pede pelo seu Gurgel BR-800 SL a quantia de R$ 45 mil, o mesmo valor de duas motos Honda Biz 110i, ao preço de R$ 11.670 cada.
A História do Gurgel BR-800
O Gurgel BR-800 representa uma era de inovação e coragem na indústria automobilística brasileira. João Gurgel, com sua visão arrojada, desafiou o status quo ao lançar um carro que simbolizava a independência tecnológica do Brasil em um mercado dominado por fabricantes estrangeiros. A ideia era simples: criar um carro acessível, econômico e, acima de tudo, brasileiro.
Design e Construção
O design do BR-800 foi funcional e voltado para a simplicidade. Com um chassi tubular revestido por uma carroceria de fibra de vidro, o carro pesava apenas 635 kg. Este peso leve, combinado com o motor bicilíndrico de 650 cm³, proporcionava um desempenho adequado para as necessidades urbanas da época.
A simplicidade não era apenas uma escolha de design, mas uma necessidade para manter os custos baixos e tornar o carro acessível. O BR-800 não tinha muitos dos confortos e tecnologias que eram padrão em outros carros na época, mas isso fazia parte de seu apelo. Era um carro feito para ser prático e econômico, uma alternativa viável para o consumidor brasileiro médio.
Impacto e Legado
Apesar das suas limitações, o Gurgel BR-800 teve um impacto significativo na indústria automobilística brasileira. Ele simbolizou uma tentativa de criar uma indústria automotiva independente no Brasil, algo que ainda é lembrado com carinho por muitos entusiastas de carros.
O BR-800 também serviu como um precursor para outros modelos desenvolvidos pela Gurgel Motores, como o Supermini e o Gurgel Carajás, ambos focados em nichos específicos do mercado. Infelizmente, problemas financeiros e a falta de apoio governamental suficiente levaram ao fim da Gurgel Motores em 1996, mas o legado do BR-800 ainda vive.
O Valor da Originalidade
Quando se trata de carros clássicos, a originalidade é um fator crucial que pode afetar significativamente o valor de um veículo. Este Gurgel BR-800 SL à venda é um exemplo perfeito disso. Com apenas 14 mil km rodados e mantendo todos os componentes originais, incluindo os pneus e a pintura, ele é um verdadeiro achado para colecionadores.
A preservação de um carro em seu estado original requer um cuidado meticuloso. Isso inclui manter a pintura original, evitar modificações não autenticadas e garantir que todas as peças e componentes estejam em boas condições de funcionamento. Este nível de cuidado é o que torna este BR-800 SL tão especial e valioso.
O Motor Gurgel Enertron
O coração do BR-800 é o motor Gurgel Enertron 0.8, um motor bicilíndrico “boxer” de 792 cm³. Esta configuração é semelhante à do motor do VW Fusca, mas com apenas dois cilindros. Este motor era conhecido por sua simplicidade e durabilidade, características que eram muito valorizadas pelos consumidores da época.
Com uma potência de 32 cv, o BR-800 não era um carro de alto desempenho, mas era suficiente para suas intenções urbanas. A eficiência de combustível e a facilidade de manutenção eram os principais pontos fortes deste motor, tornando-o ideal para um carro voltado para o uso diário e econômico.
Um Ícone Nacional
O Gurgel BR-800 é mais do que apenas um carro; ele é um símbolo de uma época e de um espírito de inovação brasileira. Representa a ambição de criar algo genuinamente nacional, um esforço para colocar o Brasil no mapa da indústria automotiva global. Para muitos, o BR-800 é um lembrete de um tempo em que a inovação e a independência eram valorizadas acima de tudo.
Um Exemplar Raro
Encontrar um Gurgel BR-800 SL em condições tão boas como este é uma raridade. A maioria dos carros desta época já passou por modificações ou não foi preservada adequadamente. Este exemplar, com seus componentes originais e baixa quilometragem, é uma oportunidade única para colecionadores e entusiastas.
Conclusão
O Gurgel BR-800 SL é um pedaço importante da história automotiva brasileira. Representa uma era de inovação e independência, e este exemplar em particular é uma joia rara para qualquer colecionador. Com sua originalidade e excelente estado de conservação, ele oferece uma visão autêntica do que foi um dos primeiros esforços do Brasil para se tornar uma força independente na indústria automobilística. Se você é um entusiasta de carros clássicos ou apenas alguém que aprecia a história e a inovação, este Gurgel BR-800 SL é uma adição imperdível para qualquer coleção.