Ford Maverick 302 V8 Restaurado: Uma Pérola por R$ 375 mil

0
29

O Ford Maverick foi um ícone lançado nos EUA no final dos anos 1960 e chegou ao Brasil em 1973, em meio à crise mundial do petróleo. Apesar do momento desafiador, logo se tornou uma lenda entre os aficionados por carros esportivos brasileiros. Oferecido inicialmente em três versões — Super, Super Luxo e GT —, o Maverick conquistou seu espaço com seu design robusto e desempenho potente.

Um clássico restaurado

Este exemplar à venda é um Ford Maverick GT, totalmente restaurado no padrão original de fábrica. O veículo mantém todos os detalhes que o fizeram destacar-se na época, como as rodas largas, faixas laterais e o capô em preto fosco, características exclusivas da versão GT. O interior preserva o visual autêntico dos anos 1970, com destaque para o conta-giros sobreposto à coluna de direção, um símbolo de potência da época.

O atual proprietário, apaixonado por clássicos, assegura que cada componente do Maverick foi cuidadosamente restaurado, desde os vidros até os faróis e lanternas originais. O carro está em condições impecáveis, com apenas 37500 km rodados desde sua fabricação, o que o torna uma peça rara de coleção.

Maverick no Brasil: o muscle car nacional

O Ford Maverick teve uma missão crucial no Brasil, substituindo os antigos modelos da Willys após a aquisição pela Ford. Seu lançamento visava oferecer uma alternativa robusta e potente, alinhada com as demandas do mercado nacional. O Maverick destacou-se não apenas pelas suas linhas esportivas, mas também pela sua performance nas pistas e estradas brasileiras.

Durante sua breve produção no país, o Maverick foi um competidor de peso nas corridas de longa duração, conquistando vitórias significativas nas 25 Horas de Interlagos e nas Mil Milhas Brasileiras. Seu motor V8 foi um dos mais potentes da época, proporcionando uma aceleração impressionante e uma velocidade máxima admirável.

O poder do Maverick GT Quadrijet

Em 1974, a Ford lançou o Maverick GT Quadrijet, equipado com um motor Windsor 302 V8. Este propulsor, com carburador Holley de corpo quádruplo, comando Iskenderian e taxa de compressão elevada, elevou o Maverick a um novo patamar de desempenho. Com 185 cv de potência líquida a 5600 rpm, o Maverick GT Quadrijet alcançava de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingia uma velocidade máxima de 205 km/h. Essa configuração exclusiva o tornou um dos muscle cars mais desejados e raros até os dias de hoje.

Valor histórico e colecionável

Hoje em dia, o Ford Maverick GT é um achado raro no mercado de colecionadores, devido à sua produção limitada e ao alto custo de manutenção e restauração. Poucas unidades foram fabricadas com a especificação Quadrijet, o que aumenta ainda mais seu valor entre os entusiastas e colecionadores de carros clássicos.

O exemplar à venda por R$ 375 mil é um testemunho do legado do Maverick no Brasil, um veículo que transcende seu tempo com seu design imponente e seu motor potente. Se você é um aficionado por carros clássicos e deseja possuir uma verdadeira peça de história automotiva brasileira, este Maverick restaurado é uma oportunidade única de fazer parte dessa história.

Este artigo apresentou um vislumbre da história e do desempenho do Ford Maverick GT, destacando sua importância como um dos primeiros muscle cars fabricados no Brasil. Se você está considerando investir em um clássico que combina nostalgia, potência e exclusividade, não deixe de considerar este Maverick como uma opção digna de sua coleção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui