A L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda foi uma fabricante brasileira de automóveis fundada em 1975 em São Paulo pelos sócios Claudio Campuzzano e Guillermo Pardo. Inicialmente, a empresa se dedicava à produção de réplicas de automóveis históricos utilizando principalmente a mecânica da Volkswagen a ar. Em 1978, a empresa ganhou destaque ao lançar o Ventura, um cupê que utilizava a plataforma do Volkswagen Brasília, motor do Volkswagen Variant II, faróis do Dodge Polara e lanternas traseiras do Alfa Romeo SL.
O Ventura foi um carro inovador e chegou a ter algumas unidades exportadas para a Europa e os Estados Unidos. Em 1981, a empresa transferiu suas instalações para São Bernardo do Campo, onde passou a produzir em média 60 unidades por mês, incluindo o modelo Ventura RS equipado com motor 1.6 do Volkswagen Passat refrigerado a água. No entanto, devido à recessão econômica no Brasil, a L’Automobile encerrou suas atividades em 1983, vendendo os projetos e moldes dos carros.
Mesmo com o fim da empresa, alguns exemplares do Ventura encontraram um novo mercado internacional. Recentemente, um desses exemplares foi colocado à venda nos Estados Unidos, chamando a atenção dos entusiastas de automóveis clássicos. O carro, montado sobre um chassi Volkswagen com carroceria de fibra de vidro da L’Automobile, apresenta um design chamativo com detalhes característicos da época.
O Ventura à venda nos EUA possui um motor boxer 1.6L com carburadores duplos, transmissão manual de quatro velocidades e uma pintura amarela com listras pretas. O interior do carro é revestido em estofamento preto e cinza, com bancos tipo concha e um sistema de som AM/FM com toca-fitas. As rodas de liga leve de 13″ na frente e 14″ na traseira, juntamente com os detalhes de design retro, conferem ao carro um visual único e nostálgico.
O Ventura representa um exemplo do talento e inovação da indústria automotiva brasileira, produzindo veículos icônicos e desejáveis. Mesmo após muitos anos, o Ventura mantém seu apelo estético e continua sendo um exemplar valorizado no mercado de carros clássicos. Sua presença nos mercados internacionais não só destaca a história automotiva do Brasil, mas também ressalta a qualidade e durabilidade dos carros brasileiros dessa época.
Quando se trata de carros nacionais, o Puma é o mais falado, mas você já ouviu falar sobre a L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda? Ela foi uma fabricante brasileira de automóveis criada em 1975, em São Paulo (SP), por Claudio Campuzzano e Guillermo Pardo. Inicialmente, a empresa fabricava réplicas de automóveis históricos utilizando principalmente a mecânica VW a ar.
A Ascensão do Ventura
Em 1978, no XI Salão do Automóvel, a L’Automobile apresentou o Ventura, um cupê que utilizava a plataforma do Volkswagen Brasília, motor do Volkswagen Variant II, faróis do Dodge Polara e, na traseira, as lanternas do Alfa Romeo SL.
O modelo chegou a ter algumas unidades exportadas para a Europa e EUA. Em 1981, a empresa iniciou suas novas instalações em São Bernardo do Campo (SP), passando a produzir uma média de 60 unidades por mês. No XII Salão do Automóvel, apresentou o Ventura RS, equipado com motor 1.6 do Volkswagen Passat, refrigerado a água.
O Fim das Atividades e o Renascimento no Exterior
Em 1983, devido à recessão que o Brasil estava passando, a L’Automobile encerrou suas atividades, e seus proprietários colocaram à venda os moldes e projetos dos carros. No entanto, alguns exemplares do Ventura encontraram um novo lar no mercado internacional, e um deles recentemente chamou a atenção ao ser colocado à venda nos EUA.
Detalhes do Ventura à Venda nos EUA
Montaram este Ventura no Brasil sobre um chassi Volkswagen, usando componentes internos e uma carroceria de fibra de vidro fornecida pela L’Automobile Distribuidora de Veículos Ltda.
O carro está pintado de amarelo com listras pretas e possui faróis retangulares quádruplos e uma tampa traseira, além de rodas de liga leve Western de 13″ e 14″. Por dentro, os bancos tipo concha revestem-se em estofamento preto e cinza padronizado, acompanhados por um estéreo AM/FM com toca-fitas, além de instrumentação VDO e Cronomac.
Especificações Técnicas
A potência vem de um motor boxer 1.6L equipado com carburadores duplos de corrente descendente, enquanto a troca de marchas é feita por meio de um transaxle manual de quatro velocidades. Este Ventura agora está na Califórnia com um título limpo do Arizona que lista o carro como se fosse um Puma de 1989. A carroceria de fibra de vidro deste Ventura é pintada de amarelo com listras pretas e foi repintada sob propriedade anterior. Além disso, detalhes adicionais incluem faróis retangulares quádruplos, espelhos retrovisores duplos, uma tampa traseira e emblemas Ventura.
Interior e Conforto
Rodas de liga leve Western de 13″ na frente e 14″ na traseira estão montadas com pneus Bridgestone Potenza medindo 185/70 e 205/70, respectivamente. Os bancos tipo concha apresentam estofamento em tecido preto padronizado com acentos cinza contrastantes. Vinil preto cobre o painel e as portas, enquanto tapetes pretos revestem o chão. Um estéreo AM/FM com toca-fitas e equalizador embutido está localizado na pilha central. Ele também tem porta-luvas, cintos de segurança de três pontos e controles montados na porta para ajustar os espelhos retrovisores.
Um volante de três raios combina-se com uma alavanca de câmbio montada no chão equipada com um pomo de bola de golfe. Assim, a instrumentação inclui um tacômetro VDO de 7 mil rpm, além de um velocímetro Cronomac e medidores auxiliares que indicam temperatura.
Conclusão
O Ventura é um exemplo notável de como a engenharia automotiva brasileira pode criar veículos icônicos e desejáveis. Mesmo muitos anos após o fim de sua produção, ele segue sendo um carro esteticamente agradável. Este modelo específico, agora residindo na Califórnia, é uma prova viva do talento e da inovação dos fabricantes brasileiros. Sua presença nos mercados internacionais não só celebra a história automotiva do Brasil, mas também destaca a durabilidade e o apelo atemporal dos carros clássicos brasileiros.